Mas, afinal, o que é um Mentor? Mentores Opinam?
Bem, iniciei de uma necessidade observada no mercado. Muitos empreendedores vinham a mim, Rodolfo Simões, mais a frente me apresento, para pedirem auxílio e soluções para os seus negócios. Queriam caminhos a seguir.
E como mostrei e mostro para eles os caminhos que devem seguir?
Fazendo as perguntas certas e organizando as respostas a fim de encontrar a causa-raiz do problema. Só o dono do negócio pode chegar a ela.
Minha função é mostrar todos os caminhos, seus ônus e bônus, mas, a escolha é sempre sua, do cliente. Entenda, toda decisão tem um percentual racional muito forte, mas o emocional também entra na mesa, não podendo ser eliminado.
Às vezes, só falta um gatilho, uma pergunta, um único centímetro, para você terminar de derrubar a parede e encontrar os diamantes do outro lado, ou seu super poder.
Como mentor, sempre me abstive de dar a minha opinião. Pois, com certeza, a minha influência tem um peso enorme na decisão do meu cliente. Não que eu não tenha opiniões, mas são minhas, externas ao olhar do cliente.
Empreender sozinho se torna muito difícil, perante às questões mais complexas. Parece que a fonte interior para ideias e soluções secam na hora que você mais precisa de criatividade e visão. Você pensa: é hora de pedir ajuda para novas cabeças pensantes, mas será mesmo necessário?
Expor problemas, dúvidas e inseguranças para pessoas despreparadas, pode trazer ainda mais confusão para o empreendedor, enquanto que, um mentor, alguém preparado para lhe orientar, pode muitas vezes apoiar na busca por respostas, que já estão dentro de você.
E aqui estou eu. A Mentor Que Opina lhe fará as perguntas certas, direcionadoras para a tomada de decisão.